O inventário é o procedimento exigido por lei para levantamento de todos bens, direitos e obrigações deixados pela pessoa que faleceu com o objetivo principal de que esses sejam transferidos ao cônjuge (esposa/esposo) sobrevivente e outros herdeiros.

Assim, ele se faz necessário para a realização da partilha de herança entre os herdeiros. Por isso, ele é obrigatório.

O prazo para abertura do inventário é de 60 dias após a morte. Caso o prazo não seja respeitado, os herdeiros poderão pagar uma multa de até 20%.

Normalmente, o inventário acontece em duas fases. A primeira delas inclui levantar os bens deixados, pagar as dívidas e realizar recolhimento fiscal. A segunda fase, por sua vez, diz respeito à partilha dos bens.

Passo a passo de como fazer um inventário:

Quando uma pessoa morre, automaticamente, abre-se a sucessão (transmissão dos bens, direitos e obrigações), contudo, ela precisa ser DOCUMENTADA.

Ocorre que nesse momento de luto muitos não sabem o que fazer para regularizar a situação. Foi pensando nisso que respondemos as perguntas abaixo.

Os primeiros passos para abrir o inventário são:

  1. Contratar um advogado;
    O acompanhamento de um advogado especialista em Direito de Sucessões é obrigatório, somente assim você terá a tranquilidade de saber que tudo está sendo feito da maneira correta.

    É o advogado que irá te auxiliar sobre a melhor forma de realizar o inventário, qual a porcentagem de cada herdeiro, como ficarão as dívidas, quais as possibilidades de fazê-lo por alvará, entre outros detalhes.
  2. Apurar a existência do testamento;
    Na sequência, será preciso apurar a existência de um testamento. Isso é feito de forma online, através de uma solicitação formal.

    Não existindo um testamento, a partilha (divisão) da herança será feita conforme a lei. Porém, se for encontrado um testamento, a vontade do falecido deverá ser observada na hora de dividir o patrimônio.
  3. Organizar todos os documentos.
    O inventário é um procedimento burocrático e que exige a emissão de diversos documentos atualizados.

    Para facilitar a vida do cliente, nosso escritório garante a emissão de todos os documentos necessários, sem precisar fazer com que o cliente precise ir pessoalmente até órgãos oficiais. Toda solicitação é feita online.

Se você ainda tem dúvidas e precisa de mais orientações e direcionamentos, entre em contato conosco clicando aqui.

Nossos advogados estão preparados para entender a sua situação!
_________________________________________________________________________

Aranda e Nazari Advocacia: Escritório especializado em solucionar casos de família, com ênfase na proteção patrimonial do cliente. Atuação ágil, comprometida e estratégica.

Atendimento em todo o Brasil!

Sede localizada em Foz do Iguaçu/PR (Google Maps: https://maps.app.goo.gl/Cf4YezedUzz1ZdaVA), com equipe de atendimento online (Link do WhatsApp: https://wa.me/message/WTG2UKXFZYLKE1):

Tel/WhatsApp: (45) 99146-0023
Instagram: @aen.advocacia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *